o que é pilates ?

 

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pilates

 

É um conjunto de movimento que trabalham a mente e todo corpo. Foi criado em meados de 1920 pelo alemão Joseph Pilates, o método leva o nome de seu criador, que no inicio era chamado de contrologia. O método enfatiza o controle de todos os movimentos e as ações musculares do corpo de uma forma global através de seus princípios (centralização, concentração, controle, fluidez, precisão e respiração). O foco do pilates está na variabilidade de movimentos, na qualidade ao invés da quantidade, o que faz seus praticantes se sentirem revigorados e não exaustos depois dos treinos. O pilates tem uma abordagem balanceada, então nenhum grupo muscular é sobrecarregado e o corpo trabalha de uma maneira mais eficiente, como um sistema integrado. Os movimentos do Pilates podem ser executados no solo (Mat Pilates) ou através dos equipamentos: Reformer, Cadillac, Ladder Barrel e Chair (Studio Pilates). O método Pilates visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promover um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis

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Benefícios cientificamente comprovados:

 

• Melhora de força muscular

• Aumento da resistência muscular

• Flexibilidade

• Retreinamento de mecanismos proprioceptivos

• Controle muscular e postural

• Aumento da consciência corporal

• Redução do nível de dor, melhora flexibilidade, propriocepção e função no esporte em indivíduos com lombalgia crônica

• Equilíbrio • Redução da dor lombar

• Melhora o humor

• Estabilidade postural

• Autonomia/ independência funcional em idosos

• Promoção da qualidade de vida

• Eficaz no aumento da resistência abdominal

• Melhora da estabilidade lombo- pélvica, flexibilidade da coluna lombar e membros inferiores

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quanto tempo para ter um bom resultado?

Pilates normalmente é praticado até duas vezes na semana. Porém o que interessa para muitas pessoas não são quantas vezes serão praticadas a modalidade, e sim em quanto tempo irar colher os resultados. Bom pensado nisso, é interessante observarmos que, não só no pilates, mas em qualquer outra atividade física é necessário dedicação e esforço. O pilates pode trazer resultados um pouco mais rápido que outras atividades, por se tratar de um autoconhecimento corporal focado em flexibilidade, controle, concentração, estabilidade, e movimentos articulares. Diferentes de outras atividades como musculação, ou algum esporte (futebol, vôlei, etc.) que são focados em força muscular, explosão, velocidade e resistência. Embora o pilates também trabalhe força e resistência, esses aspectos são trabalhados de maneira diferente, em conjunto com os outros aspectos já citados, por isso trazendo resultados um pouco mais rápido. "Tá bom, eu entendi..., mas agora em quanto tempo eu irei perceber a diferença no meu corpo e no dia-a-dia?". Bom respondendo a essa pergunta, como já havia citado acima isso vai sempre depender da dedicação e esforço de cada aluno, mas levando isso em consideração... Nos primeiros 3 meses o aluno já começa a se sentir mais flexível, e apto a fazer movimentos mais fáceis, que antes havia dificuldades. Como não se trata apenas de flexibilidade, os resultados não são só nesse aspecto, mas sim na concentração, na consciência corporal, equilíbrio, e esses são só alguns aspectos a serem desenvolvidos, pois, como tudo na vida precisamos de tempo e prática, então se leva mais tempo em outros aspectos, como força, que por se tratar de recomposição e construção de fibras musculares, então se acaba levam mais tempo para se desenvolver.  

 

Os resultados irão chegar à medida que desenvolvermos em conjunto todos os aspectos, uns mais rápido e outros mais devagar, mas a arte da vida não está no tempo que levamos para conquistar algo, mas sim de estar sempre evoluindo, e é disso que se trata o pilates, buscarmos evoluir a nós mesmos, e assim ter uma vida mais saudável e flexível, abrindo novos horizontes e possibilidade.

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